Muitas pessoas se perguntam qual o caminho que um piloto de avião (ou helicóptero) percorre até chegar ao comando de grandes aeronaves comerciais. Obviamente, ninguém começa pilotando um jato enorme, de milhões de dólares, com centenas de passageiros dentro, certo?

Por isso, explicaremos neste artigo qual o caminho inicial para se tornar um piloto de avião, no caso o primeiro passo que é a primeira habilitação: a de Piloto Privado, ou conhecida também como PP.

A primeira etapa: o curso teórico de piloto privado
A primeira etapa do curso de Piloto Privado (no caso abordaremos o de Avião, porém o de helicóptero é bastante parecido) é o curso teórico. Este curso abrange as cinco matérias exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC. Estas matérias são:
1- Navegação Aérea
na matéria de navegação aérea o aluno irá aprender desde a história da navegação em geral até os princípios da navegação aérea utilizados no voo visual. O aluno deverá saber as diferentes peculiaridades da matéria: os tipos de navegação, tipos de mapas, projeções, navegação estimada, etc. É de suma importância o bom conhecimento de um piloto na navegação aérea, pois durante toda sua carreira necessitará estar ciente de onde está e para onde vai.
É de suma importância o bom conhecimento de um piloto na navegação aérea, pois durante toda sua carreira necessitará estar ciente de onde está e para onde vai.
2- Conhecimentos Técnicos de Aviação
Outra parte importante do curso é a matéria de conhecimentos técnicos aeronáuticos. Esta matéria ensina o piloto desde a estrutura básica de uma aeronave, seus sistemas, partes estruturais e funcionamento de componentes. É muito importante que o piloto entenda o funcionamento da aeronave que irá comandar, para saber suas limitações, identificar panes e mantes um bom funcionamento da mesma.

3- Teoria de Voo
Nesta matéria o candidato a piloto irá aprender sobre as forças aerodinâmicas que atuam no aeronave, suas resultantes e comportamentos. O piloto deve saber identificar o que acontece na aeronave afim de evitar acidentes. O estudo das forças que atuam na aeronave é muito importante, pois o piloto saberá agir de forma correta sempre que precisar.

4- Meteorologia Aeronáutica
neste conteúdo o candidato a piloto irá aprender desde a partir de Meteorologia básica até a mais avançada, que envolve a aeronáutica. O piloto deverá saber identificar condições adversas, interpretar códigos aeronáuticos de meteorologia (como o Metar e TAF), locais de formação de gelo em voo, desvios, e etc. A meteorologia aeronáutica é de importância imensa na segurança de voo.

5- Regulamentos de Tráfego Aéreo
Nesta, o candidato a piloto irá aprender as regras de voo visual. A atividade aeronáutica possui diversas regras rígidas sobre tráfego aéreo, e o piloto deverá saber interpretá-las, afim de evitar multas, contravenções e principalmente acidentes e incidentes. O correto uso das regras aeronáuticas traz aos usuários e pessoas em solo, a diminuição dos riscos na atividade aérea, desde o acionamento da aeronave até o corte dos motores.

A banca da Anac
após finalizado o curso teórico, que pode durar de um mês e meio a três meses e meio, O candidato a piloto irá realizar a banca da Anac.
esta banda consiste em 20 questões de cada matéria, envolvendo todo conteúdo estudado durante o curso. Para ser aprovado, candidato a piloto deverá responder corretamente 70% de cada matéria, ou seja, acertar pelo menos 14 questões.
Caso reprove em uma ou duas matérias, o candidato a piloto poderá realizar somente essas matérias o qual foi reprovado, devendo ser aprovado nessas matérias na próxima prova. caso reprovem em alguma matéria deverá realizar toda a banca novamente.
Se o piloto reprovar em 3 ou mais matérias, deverá realizar todo o exame novamente.
O Certificado Médico Aeronáutico – CMA
Segundo a ANAC, exame de saúde pericial tem o objetivo de certificar a aptidão física e mental de tripulantes, considerando o exercício de cada função. A certificação médica busca limitar o risco à segurança do voo decorrente de problemas de saúde, tendo validade específica de acordo com a classe, função, idade e outras possíveis condições médicas. O CMA de Piloto Privado tem validade de 5 anos, desde que não haja nenhuma mudança repentina no quadro de saúde do piloto.
Os requisitos de saúde necessários para obtenção de Certificado Médico Aeronáutico (CMA) podem ser consultados no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 67 – RBAC 67, disponível no site da ANAC.

O curso prático Para Pilotos Privados
O Curso prático de piloto privado de avião é dividido em algumas etapas, sendo estas:
1- Pré Solo
Na primeira parte prática do curso de piloto privado de avião, o piloto aluno irá ter seu primeiro contato com o voo em si. Irá aprender as manobras básicas deste acionamento, fraseologia, taxi, decolagem e pouso. Deverá também realizar manobras em voo como curvas coordenadas, oito sobre estrada e coordenação de primeiro e segundo tipo. Antes do voo solo, há também o treinamento de manobras de aprimoramento de pouso, panes e emergências.
2- Voo Solo
Quando o aluno tiver apto a voar sozinho, e isto é o instrutor de voo que deverá julgar, o aluno deverá realizar o tão esperado voo solo, o qual deverá realizar pelo meno três pousos e três decolagens sozinho na aeronave. Cada escola de voo determina a quantidade mínima de horas que o aluno deverá voar antes de ”solar” o avião.

3- Navegações
Após o voo solo, o aluno deverá realizar uma determinada quantidade de horas de navegação, ou seja, voos entre aeroportos diferentes. Nesta etapa o aluno deverá realizar a navegação estimada que aprendeu no curso teórico, utilizando de mapas aeronáuticos e referências no solo. O aluno deverá saber se comunicar com os órgãos de controle de tráfego, com outras aeronaves, saber desviar de formações meteorológicas, e aproximações. O julgamento do piloto é bastante avaliado nesta fase.

4- Voo de Check
cumpridas todas as fases do curso de piloto privado, e estando apto a obtenção da licença, o piloto aluno irá realizar o voo de check. Neste voo, o piloto aluno irá voar com piloto mais experiente, que é instrutor de voo e checador credenciado (avalia se o aluno está apto ou não a obter a licença definitiva).
Neste voo, o checador solicita que o aluno realizar diversas manobras as quais foram apreendidas durante o curso. O aluno deverá realizá-las com o máximo de perfeição possível e com, principalmente, segurança. Estando todos os requisitos cumpridos, o piloto aluno então estará aprovado e receberá a sua licença de piloto privado de avião.
Observações
Estando habilitado, um piloto privado não poderá exercer atividade remunerada, ou seja, um PP não pode trabalhar como piloto. Essa função é exclusiva de Piloto Comercial, definida por legislação;
O curso de piloto privado prático, dura de 35h de voo a 55h de voo, dependendo da Escola;
Esta é uma maneira sucinta de explicar os primeiros passos para se tornar um piloto. Caso tenha dúvidas, sinta-se a vontade a nos perguntar, estaremos inteiramente disposição para respondê-los.
Siga nossa página no Instagram: aviationcult_
[…] que o piloto passa pelo cheque inicial de PP – Piloto Privado, ele “desenha“ um plano a ser seguido até a conclusão do curso de PC – Piloto […]
[…] Tirando a licença para ser piloto privado […]