BELUGA, A BALEIA DOS ARES!


Já se perguntaram o que os oceanos e o os céus possuem em comum? Além do fato de serem compostos inteiramente de fluidos, (líquido e gasoso respectivamente), ambos são palco para duas das mais fascinantes criaturas já contempladas pelo homem: a baleia do mar e a baleia dos ares!
.
O Beluga, avião de carga projetado com a finalidade de transportar peças e materiais entre linhas de montagem da sua fabricante Airbus, tem o design totalmente inspirado nas baleias e trata-se do maior avião cargueiro já construído na atualidade em termos de área disponível para cargas. .

Para se ter ideia, dentro de um Beluga é possível transportar duas asas do A350 XWB, e inúmeras outras partes e compostos de aeronave, e seu peso máximo de decolagem pode chegar a 227 TONELADAS. Não é a aeronave com maior capacidade de transporte em termos de peso, porém é a mais eficiente no que diz respeito a cargas volumosas que exigem grande espaço de acomodação. Usa a plataforma do A300 e a nova geração na do A330.

Diferentemente de outras aeronaves cargueiras desenhadas ou adaptadas para atividade de transporte comercial, que transportam por vezes animais vivos e produtos frágeis à exposição de baixa pressurização, o Beluga não possui compartimento de cargas pressurizado dada, a natureza da carga transportada (em geral peças, máquinas e materiais).
.
Está em operação desde 1996, e é de fato uma das máquinas mais incríveis em operação na aviação mundial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Continue Conectado

Artigos Relacionados